De Paraty para o Municipal, ONU e UNESCO: Conheça Thalía Polyphemo

0

A jovem Thalía Polyphemo, de 28 anos, conseguiu uma vitória importante em sua vida: É a primeira bailarina caiçara e professora de Paraty e toda região da Costa Verde a estudar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde se formará na pós-graduação em Ensino de Dança Clássica. Mas engana se quem pensa que sua história se resume a isso e a apenas essa vitória. Sua história de vida fala por si

Vinda de uma família de pescadores artesanais, uma das mais antigas de Paraty que se encontra desde 1830, quando a cidade ainda era Vila Nossa Senhora dos Remédios de Paratii, usa o sobrenome do tataravô, Américo José Polyphemo de Araújo.


Criada pelos avós e pela mãe. Thalía ajudava sua mãe a vender açaí aos 14 anos e foi aos 17 anos quando seu avô faleceu que ela começou a trabalhar em dois empregos, de manhã com panfletagem na avenida da cidade, final de tarde ia para o cursinho de vestibular social e a noite ia dar aula de dança em uma igreja na zona rural da cidade.

Aos 08 anos de idade iniciou seus passos na dança no projeto social Educar pela Dança da Associação Companhia Dança e Arte Paraty, aos 18 anos iniciou seu curso de aperfeiçoamento profissional em Ballet Clássico pelo Sindicato dos Profissionais da Dança, vendendo rifas.

Conselho Tutelar


É Suplente do Conselho Tutelar com 341 votos, formada em Direito pela UFRJ, é Especialista em Ciências Criminais e Segurança Pública pela UERJ, atualmente Mestranda em Direito Penal pela Universidad de Buenos Aires (UBA). É Promotora Legal Popular pela Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, e desde 2021 atua prestando auxílio jurídico e garantindo acesso a justiça de forma gratuita para mulheres em situação de risco e violência e trabalha nas medidas protetivas juntamente com o apoio da Patrulha Maria da Penha quando necessário. A Promotora Legal Popular é uma agente multiplicadora de cidadania que orienta mulheres em situações de violência, garantindo o acesso à justiça.

Thalia, estudou em escola pública, fez cursinho de vestibular social e obteve 800 pontos na redação do Enem. Passou duas vezes para UFRJ para Dança e Direito.

Este ano, Thalia, recebeu o convite do Secretário Nacional de Juventude Ronald Sorriso para integrar a delegação brasileira e participar do Fórum de Juventude do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC Youth Forum).

Ballet para todos

Além disso, é fundadora, idealizadora e professora do Projeto Social Ballet para Todos que tem o objetivo de servir como terapia auxiliar para crianças com espectro autista, e levar arte e cultura através da dança para as comunidades tradicionais caiçaras, Zona rural e periféricas da cidade, o projeto já chegou a estar em 08 locais da cidade: Barra Grande, Corisco, Taquari, Condado, Pantanal, Trindade, Praia do Sono, Patitiba e sua sede principal que é o Colégio Plante, o qual possui uma parceria de 03 anos e foi lá que tudo iniciou, eles cedem o espaço para que as aulas aconteçam.

O projeto Ballet para Todos é a primeira escola de dança da região a possuir Certificação Internacional pela UNESCO – Paris e está apta para conceder Certificação Internacional aos alunos.


E a professora Thalía se tornou Membro do Conselho Internacional da Dança (CID – UNESCO).
Além de ser certificada em Progressing Ballet Technique, modalidade que trabalha o condicionamento físico e memória muscular do bailarino.


Foi professora de Ballet Clássico da UPP da Polícia Militar, trabalhando a pauta do policiamento comunitário.

Atualmente, Thalia, é Coordenadora de Políticas Públicas para Juventude da Prefeitura Municipal de Paraty e já realizou grandes feitos como o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas, o qual trabalha com o modelo de Policiamento Comunitário de forma educativa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O Curso de Capacitação em Segurança Turística para capacitar os Guardas Municipais, que acontecerá em parceria com o BPTUr (Batalhão de Polícia de Turismo) e a Guarda Municipal de Paraty.


E esteve presente na Secretaria Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável para tentar implementar o CRJ – Centro de Referência da Juventude no município.


Descubra mais sobre Portal Agora RJ

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui