Imortais da Academia Itaguaiense de Letras são diplomados

1

Evento marcou o lançamento do livro “Quintal da Alma”, de autoria da escritora e professora Célia Nunes, confreira ocupante da 2ª cadeira da AIL

Nesta quinta-feira (27), ocorreu no Centro de Itaguaí, a entrega dos diplomas aos confrades e confreiras da Academia Itaguaiense de Letras (AIL). A instituição, fundada em 30 de agosto de 2024, na Câmara Municipal de Itaguaí, reafirma seu compromisso com a promoção da literatura e da arte no município.

A cerimônia contou com a presença de membros da Academia e convidados especiais, sendo conduzida pelo presidente Pedro Lodi. Entre os destaques da noite, esteve o lançamento do livro Quintal da Alma, da escritora Célia Nunes, ocupante da cadeira nº 2 da AIL, cujo patrono é o célebre Machado de Assis. A obra, que reúne reflexões poéticas e memórias afetivas, foi recebida com entusiasmo pelos presentes.

Além de Célia Nunes, e o presidente Pedro Lodi, foram diplomados o vice-presidente José Antônio de Almeida e os confrades e confreiras Cristiane Serafim de Brite, Fátima Cristina Freire, Hilda da Conceição Lopes, Jorge Henrique Magalhães, Maria da Conceição dos Santos, André Amorim, Amanda Diniz, Francisco Lindoval, André Almeida Monteiro e Rose Gorito. Ausências justificadas foram registradas por Albano dos Santos, Renato Cruz e Luana Paiva, que receberão seus diplomas na próxima reunião institucional.

O Presidente Pedro Lodi agradeceu aos presentes e destacou a importância da Academia.

“Este evento reforça o papel da Academia Itaguaiense de Letras como um espaço de valorização da produção literária e do intercâmbio cultural na região. A entrega dos diplomas simboliza o reconhecimento do compromisso dos membros com a difusão do conhecimento e da arte”

Quintal da Alma

Aos 63 anos, Célia Nunes construiu uma trajetória na educação e na literatura. Professora, dona de casa, avó, mãe de quatro filhos e avó de oito netos, concilia diferentes papéis em sua vida.

Formada em Letras e Literatura e pós-graduada em Educação de Jovens e Adultos (EJA), sempre viu na palavra escrita uma forma de registrar sentimentos e experiências. Participou de sete antologias e publicou três livros solo.
Seu mais recente lançamento, Quintal da Alma, trata das emoções, do cotidiano, dos amores e das decepções. Com sua escrita, busca levar os leitores a refletirem sobre suas próprias vivências.

Sobre sua jornada, ela afirma:

“Eu achei muito importante receber o diploma e lançar o livro ao mesmo tempo. Meu livro, apesar de falar até de desilusão, mágoa, tristeza, traz sempre uma mensagem de esperança e fé. Foi uma honra fazer parte da mesa diretora, eu nunca poderia imaginar isso. Todos vocês levarem meu nome nos certificados. Daí a importância do nome, e quero continuar honrando o nome que meus pais me deram. Que meus filhos tenham muito orgulho do nome da mãe.”

A Academia segue como referência na promoção da literatura em Itaguaí, com novos projetos e iniciativas já planejados para o futuro.


Descubra mais sobre Portal Agora RJ

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui