Niterói recebe Semana de Direitos Humanos

0

Semana de Direitos Humanos traz vencedora do Prêmio Jabuti/2024 e ativista dos povos indígenas a Niterói

Até sábado, dia 14 de dezembro é realizada a “Semana de Direitos Humanos – Construindo Caminhos Solidários”, com uma programação que inclui palestras com especialistas na defesa de direitos; painéis; apresentações de trabalhos; exposições de desenhos e produção textual de estudantes envolvendo a temática antirracista; apresentações culturais e artísticas, fortalecendo a cultura como um direito; engajamento para doação de alimentos aos mais vulneráveis; e a promoção de um simpósio sobre a temática. O evento acontece em Niterói e começou na segunda, dia 9.

“O objetivo é promover a conscientização, o engajamento comunitário e celebrar as conquistas e desafios da luta pelos direitos humanos”, afirma a Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Niterói (SMDHC), Elana Costa.

Nesta terça, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) abriu as portas para o encerramento do projeto “Raízes da Diversidade”, desenvolvido pela Subsecretaria de Promoção da Igualdade Racial (SUPIR) da SMDHC em Unidades de Educação do Município.

Projeto Raízes da Diversidade

Já na quinta, dia 12/12 acontecerá o Simpósio Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que será realizado na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF – Gragoatá – Bloco F), em São Domingos, a partir das 9h30. Na parte da manhã será realizado um painel com participação de Juliana Sanches, Pesquisadora da UFF e Diretora do ILÊ – Instituto Liberdade e Emancipação; Victor de Wolf, Criador do Grupo Diversidade Niterói e Presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transsexuais e Intersexos (ABGLT); Adel Bakkour, ex-Coordenador do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI-Rio); e Carla Marques, Professora e Pesquisadora-Adjunta do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN). A programação da tarde se iniciará às 14h, no prédio das Ciências Sociais da UFF (Bloco O – Gragoatá), com apresentações de trabalhos inscritos organizados em dois eixos: ditadura, repressão, movimentos sociais e cidadania e migrantes, refugiados e apátridas; e direitos humanos e educação, gênero e diversidade, direitos das crianças e dos adolescentes, direitos dos idosos, intolerância religiosa e igualdade racial. O Simpósio termina às 16h30, com a presença do Defensor Público Federal, Defensor Regional dos Direitos Humanos, Mestre em Políticas Públicas e Administração Pública e Pós-Graduado em Direitos Humanos, Thales Arcoverde Treiger, que ministrará a palestra “Avanços e Desafios na Pauta dos Direitos Humanos”, com recorte na inclusão, diversidade e na repressão causada pelo Golpe de 1964 no país.

Já no dia 13/12, a programação tem como foco a população migrante, refugiada e apátrida. Às 9h, no Auditório da Faculdade de Enfermagem da UFF, servidores de Niterói participarão do Seminário “Saúde da População Migrante, Refugiada e Apátrida”, que contará com palestras e oficinas promovidas pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), pelo Comitê Técnico Estadual de Saúde Integral da População Imigrante e Refugiada, e pela Secretaria Municipal de Saúde e Fundação Municipal de Saúde. Concomitantemente, no horário de 9h às 15h, na Cúpula do Caminho Niemeyer, estará acontecendo a Rota de Direitos em parceria com a Defensoria Pública Estadual, com prestação de serviços gratuitos aos migrantes, refugiados e apátridas, tais como auxílio na situação migratória, regularização de documentos, assistência jurídica, orientações e serviços de assistência social e diversos outros serviços oferecidos por secretarias municipais, órgãos e entidades parceiras.

Fechando a programação, seguindo o ditado popular de que “no Brasil tudo acaba em samba”, o Moça Prosa, formado somente por mulheres, se apresentará na cidade a partir das 10h. Originado das rodas de samba da Pedra do Sal, o grupo é um movimento de samba feminino que se estabeleceu na histórica região da Praça Mauá, no Centro do Rio de Janeiro, em 2012. Além de homenagear as grandes compositoras e intérpretes, a proposta é promover um espaço inclusivo, onde há diversidade de vozes e ritmos se encontrando.

Grupo Moça Prosa

Programação da Semana de Direitos Humanos de Niterói:

12/12 – Simpósio Direitos Humanos e Cidadania – Auditório da Faculdade de Economia da UFF – Gragoatá (09h30)

13/12 – Seminário de Saúde da População Migrante, Refugiada e Apátrida – Auditório da Faculdade de Enfermagem da UFF – Centro (9h)

13/12 – Rota de Direitos para a população Migrante, Refugiada e Apátrida – Cúpula do Caminho Niemeyer (9 h às 15h)

14/12 – Samba da Diversidade – Grupo Moça Prosa (10h) – Ao lado do Terminal Rodoviário João Goulart (Centro)


Descubra mais sobre Portal Agora RJ

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui