A Rede de Ballet Clássico Social dá vida ao Projeto Ballet para Todos. Esse projeto tem o objetivo de descentralizar atividades culturais que ficam concentradas apenas na zona urbana da cidade e busca levar a arte e cultura através da dança para as Comunidades Tradicionais Caiçaras e Comunidades da Zona Rural da cidade de Paraty e outros municípios.
É a primeira vez que a Praia do Sono, uma um comunidade tradicional típica de Paraty têm aulas de Ballet Clássico, contando com 22 alunas, entre elas adolescentes que sempre sonharam em fazer Ballet e estão tendo essa oportunidade pela primeira vez.
O trajeto para chegar na Praia do Sono é feito através de ônibus que para na Vila Oratório, de lá pega-se uma Van que passa por dentro do Condomínio Laranjeiras e para no ponto dos Barqueiros, de lá a professora faz a Travessia para a praia.
O Ballet para Todos está em cinco bairros de Paraty, sendo quatro deles da Zona Rural.
O Projeto não possui nenhum tipo de subvenção e se mantém através rifas e três patrocinadores.
O Projeto tem o intuito de servir como terapia auxiliar para crianças atípicas através da DançaTerapia.
A fundadora, idealizadora e professora é a Thalía Oliveira, 27 anos, que de família de pescadores artesanais.
Profissional da Dança na modalidade de Ballet Clássico, possui o Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Ballet Clássico pelo Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio (SPDRJ), a mesma fez seus cursos vendendo rifas, possui o Curso de Psicologia da Dança e é a primeira professora de Ballet Clássico de Paraty a ingressar na pós-graduação em Ensino da Dança Clássica pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
O Projeto atende em sua totalidade cerca de quase 250 a 300 alunas.
Para apoiar o projeto, se pede doações através do Pix CNPJ: 48891398000120
Instagram: @balletparatodosparaty
Descubra mais sobre Portal Agora RJ
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.