26 C
Rio de Janeiro
21/11/2024 09:52
-Publicidade-

Niterói: Talíria promete ampliar vagas de estágio e políticas públicas para a juventude

Candidata a prefeita demonstra preocupação com a taxa de desemprego dos jovens da cidade, que está acima da média nacional

A semana da candidata à Prefeitura de Niterói Talíria Petrone (PSOL) foi marcada por diversas entrevistas à imprensa, inclusive para o PORTAL Agora RJ. Faltando apenas 16 dias para as eleições, a também deputada federal demonstrou grande preocupação em relação ao futuro da cidade.

“Os jovens precisam ser nosso maior investimento, eles são o futuro do nosso país. Como Niterói terá um bom futuro se a realidade desses jovens é o desemprego e a falta de oportunidades?”, indagou a candidata.

Niterói possui cerca de 89 mil jovens entre 15 e 29 anos, representando 18,5% da população total (Censo IBGE 2022). Esses jovens enfrentam uma taxa de desemprego de 32,7%, acima da média nacional de 29%. A situação é ainda mais crítica para jovens negros, com 48% destes sem emprego.

“Um ponto importantíssimo do nosso plano de governo é que vamos implementar políticas públicas específicas para o primeiro emprego, estabelecendo parcerias com o Ministério do Trabalho para ações de fiscalização e cumprimento da contratação de adolescentes aprendizes. Também são necessários ampliação e aprimoramento das vagas de estágios destinadas a adolescentes e jovens, priorizando recortes estruturais, entre eles o de raça”, afirmou Talíria.

Ainda de acordo com a candidata, em Niterói as desigualdades raciais são marcantes. Entre os jovens autodeclarados pretos, 82,5% vivem em famílias com renda de até três salários mínimos. A mesma faixa de renda representa 72,2% entre pardos e 44% entre brancos. Proporcionalmente, a população negra tem 46% a mais de pessoas na faixa salarial mais baixa.

“Os jovens negros ingressam no mercado de trabalho mais cedo e ocupam empregos mal remunerados, perigosos e insalubres, com menos direitos. Todos precisam ter as mesmas oportunidades. Vamos construir e implementar um Plano Municipal de Juventudes que fortaleça mecanismos de participação social, pautado pelos princípios da interseccionalidade, transversalidade e intersetorialidade. Esse plano garantirá o protagonismo juvenil e promoverá o acesso aos direitos dos jovens, considerando as deliberações das Conferências Municipais das Juventudes realizadas nos últimos anos”, concluiu Talíria.


Descubra mais sobre Portal Agora RJ

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Leonardo Brito
Leonardo Brito
Leonardo de Oliveira Brito é Jornalista. Participou de projetos como o CDD na Tela e da Agência Jovem de Notícias onde cobriu a Rio + 20, em 2012. Oficialmente começou sua carreira em 2013, no projeto Parceiros do RJ do RJTV na TV Globo. Em 2014 foi para o site SRZD onde cobriu os carnavais de 2015 e 2016 e depois, em 2018 e 2022. Também passou pelos sites Carnavalesco, Destino ATW e Na Tijuca e Eu Rio!, onde participou da criação do site. Criou o seu blog, em 2016 e em 2018 lançou o jornal online Gazeta do Rio. Também foi repórter do jornal A Tribuna, de Niterói.

LEIA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

SIGA O PORTAL AGORA RJ

7,895FãsCurtir
5,472SeguidoresSeguir
1,246SeguidoresSeguir
636SeguidoresSeguir
611InscritosInscrever
-Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS