O candidato do PSOL à prefeitura do Rio de Janeiro, Tarcisio Motta, caminhou pela Rocinha na manhã desta terça-feira, 3, onde conversou com moradores e apresentou suas propostas para o enfrentamento à tuberculose. Tarcísio estava acompanhado dos candidatos a vereador Paulo Pinheiro e Clarice Chacon.
Desde 2001, o Rio registrou mais de 166 mil diagnósticos de tuberculose. Isto representa quase 10% de todos os pacientes do Brasil.
“O Rio é o município brasileiro com mais casos neste século. A tuberculose é uma doença que explicita a desigualdade da cidade. A doença vinha em tendência de queda até 2007, quando subiu e se estabilizou. Entre 2012 e 2015, voltou a cair, mas desde 2016 vem crescendo. Em 2022, a cidade do Rio teve o maior número de confirmações de tuberculose na série histórica oferecida pelo sistema da prefeitura. Foram 9.813 ocorrências”, disse Tarcísio.
A tuberculose se dissemina em ambientes abafados, sem entrada de luz do sol ou circulação de ar. Quando a política de saneamento ambiental é precária, a situação se torna ainda mais dramática.
Tarcísio lembrou que para enfrentar a doença é necessário políticas de moradia digna, realizar obras de alargamento das ruas e ampliar a rede de saneamento da cidade e prometeu criar o programa Rio Sem Tuberculose para zerar a taxa de mortalidade por tuberculose na cidade, articulando políticas de moradia, saneamento, saúde e educação ambiental.
O programa vai iniciar pela favela da Rocinha, onde se concentra o maior número de casos. Aqui a incidência da doença é dez vezes maior que a média do país. O programa também cuidará de locais como Manguinhos, Maré e o Complexo do Alemão.
Tarcisio promete realizar concursos públicos para aumentar o número de médicos, enfermeiros e agentes comunitários e fortalecer a Atenção Primária à Saúde através dos serviços da Estratégia Saúde da Família.
Através do programa de urbanização Favela é Cidade, Tarcísio promete investir em obras de saneamento ambiental nas favelas, para garantir água limpa e esgoto tratado nas comunidades, oferecendo vagas de trabalho para os moradores dos locais onde forem realizadas as obras. Com isso, Tarcísio promete gerar empregos, diminuir a desigualdade, preservar o meio ambiente e economizar gastos em saúde, pois cada real investido em saneamento poupa nove reais em futuros custos públicos com medicina curativa, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
À tarde, Tarcísio gravou programas eleitorais e no início da noite se reuniu com o Grupo Arco-Íris, quando assinou um termo de compromisso pela cidadania e direitos para a população LGBTQIA+.
Descubra mais sobre Portal Agora RJ
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.