A polícia identificou quem são os donos dos três cachorros pitbulls que atacaram a escritora e poetisa Roseana Murray, de 73 anos. O delegado titular da 124ª DP (Saquarema), André Luiz Salvador, relatou que o local onde os animais eram mantidos era insalubre e apertado. Roseana perdeu um dos braços e uma orelha e segue em estado grave.
Três pessoas foram presas em flagrante por maus-tratos aos animais. Um deles também foi autuado por adulteração de identificação de veículo automotor, devido à descoberta de uma motocicleta com numeração raspada.
O Quartel de Saquarema foi acionado às 6h13 para atender a ocorrência na Avenida Ministro Salgado Filho, segundo o Corpo de Bombeiros. O quadro da escritora foi classificado como vermelho, que significa ser grave.
Às 8h34, quando deu entrada na unidade de saúde, a escritora foi avaliada por um neurocirurgião, cirurgião geral, ortopedista e um cirurgião bucomaxilofacial. Ela foi levada com urgência para o centro cirúrgico.
O deputado estadual Carlos Minc (PSB/RJ) exige a punição do dono dos cachorros e medidas preventivas da Prefeitura de Saquarema, para se evitar novos ataques.
Minc já promoveu muitas ações do Cumpra-se! de sua lei – que obriga o cão a ter coleira, focinheira, certificado de vacinação, de esterilização, e proíbe os donos de o levarem perto de escolas e praças com crianças pequenas. Diz também que os tutores, além das multas, são obrigados a ressarcir e a indenizar eventuais vítimas por danos morais e materiais.
“Os Cumpra-se! que fiz com a PM e com a Guarda Municipal Ambiental tiveram cobertura de imprensa e deram resultado. Depois, o tema sai da mídia, e os tutores acabam relaxando”, afirma Minc, que, presidente da Comissão pelo Cumprimento das Leis da Alerj, irá promover novas ações do Cumpra-se!, inclusive com o apoio da campanhas educativas pela TV Alerj.
“É claro que a gente defende a posse responsável, contra maus-tratos: a culpa não é do cão, é do dono! Então, o dono tem que ser responsabilizado”, diz.
Descubra mais sobre Portal Agora RJ
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.