A Polícia está próxima de concluir o inquérito sobre o caso de agressão a três mulheres, sendo duas trans, na casa noturna Casarão do Firmino, na Lapa, no último dia 19 de janeiro.
Os suspeitos das agressões, os seguranças da casa são investigados por três crimes até o momento: injúria por preconceito – relacionada à transfobia -, roubo e lesão corporal.
A confusão teve início na saída do Casarão, no dia 19 de janeiro, quando uma das mulheres foi empurrada por homem em uma fila e a vítima o empurrou de volta. Nesse momento, as três, que estavam com outra amiga, foram levadas para fora à força por seguranças. Do lado de fora, uma discussão teve início. Quando duas irmãs tentaram embarcar no carro de aplicativo que haviam pedido para ir embora, o motorista teria se recusado a levá-las, por estarem envolvidas na briga e passado a filmar a confusão. Uma das mulheres, então, agrediu o homem, que, junto com os seguranças e vendedores ambulantes, teriam passado a incitar a violência contra o trio e as chamaram de “vagabundas”.
Confira a nota divulgada pelo Casarão Firmino
O Casarão do Firmino expressa, novamente e com profunda empatia, respeito e apoio às vítimas dos lamentáveis eventos ocorridos na madrugada da última sexta-feira (19). Entramos em contato com os advogados para que possamos oferecer o apoio necessário neste delicado momento. Informamos também que seguimos colaborando com a investigação a fim de auxiliar as autoridades na resolução do caso o mais breve possível.
No entendimento de que uma grande mudança é necessária para a garantia de que episódios assim nunca mais aconteçam, decidimos promover treinamento especializado para a nossa equipe, além de outras medidas. Com isso, priorizando o momento de ouvir, aprender e mudar, decidimos manter o Casarão do Firmino fechado neste fim de semana para que, em sua reabertura, seja um ambiente acolhedor, inclusivo e seguro.
Medidas em curso para garantir a segurança e o bem-estar de todos que frequentam o Casarão do Firmino:
– Afastamento preventivo dos seguranças envolvidos nos acontecimentos até o fim das investigações.
– Aumento do critério de seleção de novos colaboradores.
– Treinamento especializado de forma constante para o nosso time.
Agradecemos a compreensão da comunidade e reafirmamos o nosso compromisso em agir com transparência e responsabilidade com a diversidade de nosso público.
Com respeito, Casarão do Firmino.
Descubra mais sobre Portal Agora RJ
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.