O Rio de Janeiro encerrou o ano de 2023 com o menor número de mortes violentas em 34 anos. Foi registrada uma redução de 5% entre janeiro e dezembro de 2023, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. O indicador inclui homicídio doloso, aquele em que há intenção de matar, além de lesão corporal seguida de morte, e roubo seguido de morte. No caso de mortes por intervenção de agente do estado, houve uma redução de 35%: foram 461 mortes a menos em relação ao ano anterior.
Segundo o governo do estado, o número de fuzis retirados das mãos de criminosos aumentou 28%, alcançando a marca de 610 armas de longo alcance recolhidas, o maior número dos últimos 16 anos. No mesmo período, mais de 6 mil armas de fogo foram apreendidas no estado do Rio, cerca de 16 por dia. Além disso, as polícias civil e militar realizaram quase 37 mil prisões em flagrante no ano e recuperaram, no mesmo período, 14 mil veículos roubados.
Os crimes contra o patrimônio também fecharam 2023 com dados positivos. Os roubos de carga caíram 24%. Foram 3.225 casos, o menor número para o ano desde 2011. Já os roubos de rua, como roubos de aparelho celular, a transeunte e em coletivo, reduziram 17%, registrando o menor número de casos desde 2004. Os roubos de veículos também diminuíram 12%, quando comparado com o mesmo período do ano passado, sendo o menor número de casos para o ano desde 2012.
As informações divulgadas pelo Instituto de Segurança Pública são referentes aos Registros de Ocorrência lavrados nas delegacias da Secretaria de Polícia do Estado do Rio de Janeiro.
Descubra mais sobre Portal Agora RJ
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.