Muita torcida e um número imenso de modalidades já estão no rádio e na TV, com a onda de campeonatos como a Eurocopa, Copa América e Olimpíadas batendo a porta.
O fato é que a saúde das vozes de narradores e narradoras precisam ser muito bem tratadas, ainda mais com um excesso de jogos na tv e no streaming.
A fonoaudióloga Laila Wajntraub promove esses cuidados gerais e importantes para quem precisa estar no tom, durante as transmissões, com saúde e ânimo para narrar, comentar e noticiar.
Cuidados com a voz
Cuidados básicos com a voz ajudam na preservação de possíveis alterações e doenças vocais e devem ser seguidos por todos, principalmente por aqueles que utilizam a voz como ferramenta de trabalho. Para ter uma boa voz é necessária mantê-la saudável e isso significa ter uma voz clara, limpa, emitida sem esforço e agradável ao ouvinte.
O que se pode fazer para manter a voz saudável?
* Beba bastante água (em temperatura ambiente) enquanto estiver falando, em pequenos goles. Um corpo permanentemente hidratado significa pregas vocais hidratadas e com melhor flexibilidade e vibra- ção. O ideal é ingerir de 7 a 8 copos por dia. A cor da urina (clara) pode auxiliar no controle de uma hidratação adequada.
* Preocupe-se em manter uma alimentação equilibrada, sem grande número de horas em jejum, mastigando bem cada alimento a ser ingerido.
* Coma maçã, pois é adstringente e limpa o trato vocal. Além disso, sua mas- tigação exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras.
Descubra mais sobre Portal Agora RJ
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.