Por Paty Lopes
Foi reaberto o Teatro Ziembinski, para sorte dos Tijucanos e artistas. Com a estação de metro São Francisco Xavier bem próxima, lógico que os espetáculos contarão com maior presença de público. E neste final de semana reabre com dois espetáculos.
Esse teatro carrega como nome Ziembinski que é considerado um dos fundadores do moderno teatro brasileiro por sua encenação inovadora do texto Vestido de Noiva do dramaturgo Nelson Rodrigues. Com esta montagem e por seu processo de ensaio, introduz-se a noção de diretor no teatro brasileiro, aquele que cria uma encenação, quase como um pintor da cena, substituindo a de ensaiador, aquele que se preocupava apenas em distribuir papéis e ordenar a movimentação em cena.
Fundado pelo ator e diretor Walmor Chagas, já falecido, o teatro agora passa a oferecer acessibilidade. A fachada foi modernizada, assim como as instalações elétricas, o sistema de prevenção de incêndios. Houve investimento também na cenotecnia, com melhorias no funcionamento do espaço cênico. O teatro ganhou uma nova cabine de luz e som centralizada com o palco e novo piso e nova pintura em toda a sua extensão, do foyer até a plateia, cuja capacidade foi aumentada de 100 para 153 lugares. Outras novidades são um café no térreo e um palco externo, o Zimbinha. A reforma também revitalizou a praça onde o teatro está instalado.
Espetáculo Adulto: “A Descoberta das Américas”
A partir de 17/08 e seguindo até o dia 1º de setembro, nas noites de sábado e domingo, está na agenda a peça “A Descoberta das Américas”, dirigida por Alessandra Vanucci.
Peça Infantil: “A História de Kafka e a Boneca Viajante”
A partir do dia 17/08, todos os sábados e domingos à tarde (16 horas) até o dia 1º de setembro, o teatro recebe a peça infantil “A História de Kafka e a Boneca Viajante”. Que inclusive estará em Angra dos Reis, na Fita.
Descubra mais sobre Portal Agora RJ
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.