Blitz descartou 128 kg de alimentos impróprios ao consumo
O Procon Carioca realizou ação de fiscalização, entre terça e quinta-feira (11 a 13/06), no Shopping Tijuca, na Tijuca, zona norte do Rio. A equipe fiscalizou 13 lojas e notificou 10 por apresentarem irregularidades, como data de validade vencida, publicidade enganosa, ausência de preços, dupla precificação e ausência de documentação necessária para funcionamento. Os agentes encontraram 181 itens impróprios para exposição e/ou comercialização, como perfumes e cosméticos, e descartaram 128 kg de alimentos impróprios.
Foram notificados os seguintes estabelecimentos: Gurumê, Heaven, Madero, Gula Gula, Abraccio, Renner, C&A, Fast Shop, World Free e Le Parfum. As empresas têm um prazo de 20 dias para apresentar esclarecimentos ao Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.
Nas lojas Mamma Jamma, Outback e Decathlon, a equipe de fiscais realizou orientações acerca da norma consumerista.
Foram notificadas:
– Gurumê, por ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.
– Heaven, por ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros, bem como por ausência de informação clara na precificação das bebidas do cardápio. Além disso, foram descartados mais de 112 kg de alimentos armazenados de forma inadequada ou fora da validade.
– Madero, por produtos armazenados de forma indevida ou sem data de validade, além de presença de baratas na cozinha. Foram descartados 12kg de alimentos.
– Gula Gula, por produtos com prazo de validade vencido ou sem data de abertura/validade. Foram descartados 3,492 kg de alimentos.
– Abraccio, por ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros e ausência de informação clara e precisa no cardápio.
– Renner, por ausência de precificação em diversos produtos expostos para comercialização, dupla precificação, publicidade enganosa, produtos com prazo de validade vencido, além de ausência do licenciamento sanitário.
– C&A, por ausência de precificação em produtos expostos para comercialização, dupla/tripla precificação, publicidade enganosa, além de ausência do licenciamento sanitário.
– Fast Shop, por ausência do certificado de aprovação do corpo de bombeiros.
– World Free, por produtos com prazo de validade vencido ou sem a devida informação e ausência de documentos necessários como certificado de aprovação do corpo de bombeiros e licenciamento sanitário.
– Le Parfum, por produtos com prazo de validade vencido ou sem a devida informação e ausência de documentos necessários como certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros e certificado de dedetização.
Descubra mais sobre Portal Agora RJ
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.