26 C
Rio de Janeiro
19/09/2024 17:41
-Publicidade-

Depois de doze anos como prefeito, Paes descobre e resolve proibir a Feira de Acari

Desde 2009, Eduardo Paes é prefeito do Rio. Voltou a ser a partir de 2021 mas só agora ele descobriu a existência da Feira de Acari, tradicional ponto de comércio popular na Avenida Pastor Martin Luther King Jr, na Zona Norte do Rio. Agora Paes resolveu que toda atividade no local está proibida. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (22) pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) e foi publicada no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (23).

Segundo o decreto, a Feira de Acari não é autorizada pela prefeitura e relatórios de inteligência da Secretaria de Ordem Pública demonstrariam sua ligação com organizações criminosas. O texto ressalta a necessidade de combater a comercialização de produtos sem procedência e eventos irregulares.

“Não é aceitável que uma ‘feira’ repleta de produtos de origem desconhecida tenha seu funcionamento normalizado na cidade”, afirmou Eduardo Paes em publicação no X (antigo Twitter). “Não custa lembrar que a origem desses produtos é toda do crime organizado”, completou.

Medida é criticada nas redes

A proibição gerou críticas imediatas. A vereadora Thais Ferreira (PSOL-RJ) comentou que muitos dos feirantes – que serão impedidos de trabalhar caso a feira seja proibida – foram vítimas da enchente que causou mortes e desalojou milhares de pessoas há uma semana.

“Num momento em que Acari sofre com o impacto das chuvas de verão, graças à falta de políticas públicas, a Feira de Acari, reconhecida como patrimônio cultural de natureza imaterial da cidade, é ameaçada pela Prefeitura com uma justificativa que demonstra ainda mais a ausência das autoridades na garantia dos direitos básicos da população desse território. Se o problema são os produtos desconhecidos, que tenha fiscalização!”, escreveu.

“Uma grande maioria da população do território de Acari sofreu perdas sem precedentes com as últimas chuvas. Nós vimos, nos últimos dias, as cenas tristes de casas com água até o teto. Muitos desses moradores têm a feira como única fonte de renda. Que alternativa será dada para essas pessoas?”, postou a vereadora.
Nas redes sociais, muita gente também criticou:

“Fechar a feira de Acari é mais fácil do que reprimir a venda e receptação de produtos roubados? E os demais feirantes que trabalham de forma correta ali, como farão? Nossos políticos cariocas seguem sendo ‘geniais e imparciais'”, escreveu um empresário.

 


Descubra mais sobre Portal Agora RJ

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Agora RJ
Agora RJhttps://agorarj.com
Prestação de serviços, notícias, esportes, cultura e entretenimento. Uma nova opção de informação para o Rio

LEIA TAMBÉM

1 COMENTÁRIO

  1. Não gosto do prefeito porque ele não faz podas de árvores em Inhauma; não manda fazer licitação para pomadas de assaduras de bebês para as clínicas da família, não dá aumento salarial para os servidores municipais, mas botou muitos afilhados na prefeitura, e dinheiro para obras ele sempre tem; mas gostei da proibição da feira de Acari; conhecida como Robauto. Feirante que precisa sobreviver vai trabalhar em outras feiras.Com esta medida vai diminuir os roubos de cargas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

SIGA O PORTAL AGORA RJ

7,895FãsCurtir
5,472SeguidoresSeguir
1,114SeguidoresSeguir
626SeguidoresSeguir
611InscritosInscrever
-Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS