O Juventude aproveitou o fator casa para derrotar o Flamengo por 2 a 1 de virada, na noite desta quarta-feira (26) no estádio Alfredo Jaconi, localizado em Caxias do Sul.
Porém, mesmo com este revés o Rubro-Negro permaneceu na ponta da classificação da competição nacional com 24 pontos conquistados, pois o Palmeiras, que iniciou a rodada na vice-liderança com 23 pontos, acabou sendo superado pelo Fortaleza por 3 a 0.
A primeira etapa da partida disputada no Alfredo Jaconi foi marcada pelo equilíbrio. A equipe comandada pelo técnico Tite abriu o placar aos 18 minutos com o centroavante Pedro, que finalizou de peito bola levantada na área por Luiz Araújo. Porém, sete minutos depois o Juventude deixou tudo igual graças a cabeçada perfeita do atacante Lucas Barbosa. O placar permaneceu inalterado até os 41 minutos do segundo tempo, quando Luis Mandaca marcou o gol da vitória.
O jogo
A partida começou bastante estudada pelas duas equipes. O Flamengo tentava manter a posse de bola para tentar chegar ao ataque na base da troca de passes. Quando ficava sem a bola, o time rubro-negro subia a marcação para recuperar a posse. O Juventude, por sua vez, tentava chegar ao ataque, mas encontrava dificuldades na armação das jogadas.
Na primeira boa jogada trabalhada pelo ataque, o Mengão abriu o marcador em Caxias do Sul! Após troca de passes, Luiz Araújo recebeu pela direita e cruzou na medida para Pedro escorar de peito para as redes: 1 a 0.
O Juventude reagiu rapidamente e deixou tudo igual aos 25’ com Lucas Barbosa, que aproveitou a cobrança de escanteio de Nenê para marcar de cabeça: 1 a 1. Por muito pouco, o Flamengo não fez o segundo antes do intervalo. Ayrton Lucas cruzou na área e Lorran cabeceou forte para defesa à queima-roupa do goleiro. Primeira etapa movimentada na Serra Gaúcha com o placar empatado.
Na volta para o segundo tempo, Rossi fez uma ótima defesa e evitou o gol da equipe gaúcha. Com Allan no lugar de Lorran, o Flamengo tentava construir as jogadas trocando passes na intermediária do Juventude.
Aos 30’, Rossi fez outra defesa importantíssima e salvou o time rubro-negro mais uma vez. Excelente atuação do goleiro argentino. Na reta final do jogo, o time gaúcho dominava as ações e partia para o ataque em busca do gol da vitória.
De tanto criar oportunidades, o Juventude conseguiu marcar o segundo gol com Luis Mandaca, que desviou de carrinho na pequena área: 2 a 1. O Fla tentou o empate até o último minuto, mas acabou sofrendo a segunda derrota no campeonato e permanece com 24 pontos na tabela de classificação.
Agenda da semana
O Rubro-Negro volta a campo no próximo domingo (30) para enfrentar o Cruzeiro, às 18h30, no Maracanã, pela 13ª rodada do Brasileirão.
Flamengo
Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Léo Ortiz (Evertton Araújo), Gerson (David Luiz) e Lorran (Allan); Luiz Araújo, Victor Hugo (Gabi) e Pedro (Carlinhos).
Juventude
Mateus Claus; João Lucas (Ewerthon), Danilo Boza, Lucas Freitas e Alan Ruschel; Caíque, Jadson (Luís Oyama) e Nenê (Jean Carlos); Lucas Barbosa, Erick (Luis Mandaca) e Gabriel Taliari (Gilberto).
Técnico: Roger Machado.
Ficha técnica
Juventude 2×1 Flamengo – 12ª Rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Alfredo Jaconi, Caxias do Sul-RS
Data e hora: 26/06/2024 às 20h
Arbitragem: Matheus Delgado Candançan (SP), Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Rafael Trombeta (PR)
Cartões amarelos: Gerson (FLA), Alan Ruschel (JUV) e Lucas Freitas (JUV)
Gols: Pedro (18’1ºT), Lucas Barbosa (25’1ºT) e Luis Mandaca (41’2ºT).
Descubra mais sobre Portal Agora RJ
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.