Por Max Kindler

Renato Penna é nascido e criado no bairro da Tijuca. Chegou na Ala de Compositores da Acadêmicos do Salgueiro levado por seu tio Mauro Torrão, saudoso e ilustre poeta da Academia do Samba. Há quase 15 anos, participa das disputas de samba-enredo na escola e também é compositor do Raízes da Tijuca, onde também é um dos cantores no carro de som e autor de vários sambas campeões deste bloco.
Quem é Renato Penna?
Um cara que se orgulha de ser morador da Tijuca, nascido e criado nesse querido bairro.
Como surgiu o samba em sua vida?
Sou de uma época em que quando chegava o mês de Dezembro, eram lançados os CDS das escolas de samba, e também do Roberto Carlos. Esses discos sempre eram trilha sonora das festas de Natal em várias famílias. Meu pai gostava muito de samba, e eu ficava ouvindo esses discos de samba-enredo junto com ele, e acabava, naquela época, aprendendo a cantar praticamente todos os sambas de todas as escolas.

Você é compositor do Salgueiro, como chegou na ala dos compositores da escola?
Cheguei na ala dos compositores do Salgueiro no ano de 2011, levado pelo meu tio Mauro Torrão, já falecido, que foi um dos maiores compositores da Academia do Samba.

Qual o melhor momento para compor?
Geralmente no silêncio da madrugada, é que surgem as inspirações.
Você também tá com uma carreira fora do carnaval. Fale sobre.
Sim, fora do carnaval geralmente participo de rodas de samba, programas de rádio e televisão.
No momento estou divulgando minha atual música de trabalho, o pagode romântico “Danielle – plano de amor”, cujo videoclipe está disponível no YouTube.
Suas considerações finais?
Quero agradecer de coração a todos vocês que apoiam meu trabalho musical e pedir que me sigam nas redes sociais:
Instagram: @penna_compositor
Facebook: Renato Penna Sambista
Meu canal oficial no YouTube: Renato Penna cantor
NOTA 1
As eleições na Portela estão quentes: A chapa “Supera Portela”, que tem o advogado Dr. Léo como candidato a presidente e o empresário André Martinelli como vice, além de Tia Surica como presidente de honra, vem liderando as pesquisas e enquetes entre os torcedores da escola, segundo a chapa. A outra chapa de nome Portela Raiz, é composta por Júnior Escafura (Presidente) e a passista Nilce Fran (Vice).
NOTA 2
A Mocidade anunciou Rita Lee como enredo e o carnavalesco da Escola, Renato Lage, reforça a alegria de poder levar esse tema para a avenida:
“Não é uma apenas trajetória biográfica, mas sim um grito de independência musical, estética e comportamental. Rita foi uma das maiores mulheres do nosso país e temos muito orgulho de poder trazer esse enredo para o próximo carnaval.” A divulgação da sinopse acontecerá no dia 02 de junho.
NOTA 3
Ney Matogrosso, grande homenageado da escola para o Carnaval 2026, visitou pela primeira vez o espaço na Cidade do Samba para conhecer detalhes do enredo “Camaleônico”.
“É uma novidade para mim, tudo muito misturado. Mas a expectativa, claro, é a melhor possível. E já que estamos nessa canoa, a torcida é para que tudo dê certo, que seja muito bonito”, afirmou Ney. O artista ficou maravilhado.
Descubra mais sobre Portal Agora RJ
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.