
Sábado, 4/5: um dia que será marcado no calendário da cidade como um evento histórico. O show de Madonna, uma das maiores cantoras do mundo de todos os tempos.
As pessoas chegaram com bastante antecedência ao show de encerramento da turnê ‘’The Celebration Tour’’ da cantora Madonna, e ainda por volta das 20h, mais de um milhão de pessoas já estavam acomodadas nas areias. A apresentação teve início às 22h45, bem atrasada, quando Madonna subiu ao palco, levantando o público, que, ao todo, foi de 1,6 milhão de pessoas, nesta que se tornou a maior pista de dança do mundo.
A Rainha do Pop abriu o espetáculo com a música ‘Nothing Really Matters’, emendou os clássicos ‘Everybody’ e ‘Into the Groove’, dos anos 1980, usando inclusive um figurino da época para o delírio dos fãs. Em seguida, ela fez um agradecimento ao público em inglês e arriscou português dizendo apenas que sabia falar palavrões.
Em um dos momentos mais emocionantes do show, Madonna cantou ‘Live to tell’ e levou o público às lagrimas ao homenagear importantes figuras que morreram em decorrência da Aids. Entre as imagens no telão, fotos dos cantores Freddie Mercury, Renato Russo e Cazuza.
O show teve grandes momentos em que a artista cantou seus grandes sucessos passando por toda a sua carreira. Momentos impactantes foram quando ela beijou na boca de uma das suas dançarinas e quando trouxe ao palco a cantora Pablo Vittar e um grupo de instrumentistas que foram comandados pelo sambista Pretinho da Serrinha.
A produção do show impressionou mas não seria diferente se tratando dela. O show ainda contou com uma linda homenagem a Michael Jackson no final.
Operação Madonna
Com a Operação Madonna integrando diversos órgãos da Prefeitura do Rio desde o dia 29/04 – com vigor até 06/05 – a Riotur ampliou o atendimento turístico nos postos de informação, com aumento no efetivo do receptivo, e carga horária estendida. Além, de coordenar e acompanhar a implementação das estruturas, e toda a execução operacional dos órgãos públicos que deram suporte ao show.

Os postos de informações localizados nos aeroportos Santos Dumont e Galeão; na Rodoviária do Rio e nos postos 2 e 5 de Copacabana atuaram em grande escala oferecendo as principais orientações para quem veio assistir o show. Postos volantes foram criados em outros pontos do bairro de Copacabana e também em pontos turísticos como Pão de Açúcar, Cristo Redentor, entre outros.
Com o compromisso de oferecer a melhor experiência ao público, a Riotur também está coletando, desde o dia 01/05 até o dia 06/05, dados sobre a experiência de turistas e residentes na cidade. Através de um card em QR Code, os participantes podem responder a um rápido questionário, em inglês e espanhol, que vai avaliar o nível de satisfação com as informações turísticas oferecidas na cidade. Como brinde, cada participante receberá, ao final da pesquisa, um código com 10% de desconto no site Destinow, plataforma de venda de tíquetes para atrativos turísticos em todo o Brasil. A pesquisa está disponível nos postos de informação turística, também nos quiosques da Orla Rio, principais pontos turísticos, e hotéis de Copacabana e Leme.
Show movimenta quase 300 milhões de reais
O show tende a movimentar a economia carioca em R$ 293,4 milhões, valor 30 vezes maior do que os R$ 10 milhões investidos pela Prefeitura do Rio em patrocínio. Os reflexos do evento na cidade estão no estudo “Potenciais Impactos Econômicos do Show da Madonna no Rio – 2024”, que leva em consideração os gastos do público com alimentação, transporte, hospedagem e passagem aérea. O levantamento feito pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE) em parceria com a Secretaria de Turismo (SMTUR) mostrou ainda que somente com a arrecadação extra do Imposto Sobre Serviço (ISS) do mês de maio o montante aplicado já será recuperado.
Segundo a organização do evento, o público estimado é de pelo menos 1 milhão de pessoas, entre cariocas e moradores da região metropolitana, turistas nacionais e estrangeiros. Para o fim de semana do show, vai haver muitos voos extras, vindo de várias cidades do Brasil, além do aumento de passageiros na rodoviária, bem como uma forte ocupação hoteleira. Em alguns bairros, como Copacabana, local do show, a ocupação deve ficar perto dos 100%.
– O Rio continua na agenda internacional de grandes eventos, o que impacta diretamente a economia da cidade. Em 2023, o resultado foi significativo, com muitos cariocas e turistas aproveitando o calendário intenso de eventos culturais e de negócios. Em 2024 não está sendo diferente, por isso esperamos grande movimentação na economia e a continuidade do impacto positivo do setor – disse o secretário de Desenvolvimento Urbano e Econômico do Rio (SMDUE), Chicão Bulhões.
Fotos: Fernando Maia e Alexandre Macieira – Riotur
Descubra mais sobre Portal Agora RJ
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.